.

          C.A.T., Nº 529 DO I.N.A.T.E.L.

 
Página inicial
 
Secção de Tiro
 

Coordenador

Ana Monteiro
  Carla Esteves
  João Mimoso

 
Notícias
 

A ADCRPJ - Associação Desportiva Cultural e Recreativa da Polícia Judiciária agradece a participação de todos os atletas inscritos nas seguintes provas:

   
Arma Curta de Produção - Resultados

Carabina de Produção - Resultados

P10 - Resultados

C10 - Resultados

   

 

 

Modalidades de Tiro Desportivo praticadas na ADCRPJ

(Fonte: Federação Portuguesa de Tiro)

 
 

Pistola de Ar Comprimido 10 metros (PAC) – Homens e Senhoras

 

A prova consta de 60 tiros, efetuados na posição de pé, usando uma das mãos, para um alvo, com as dimensões de 170x170m/m, colocado a uma distância de 10 metros, no tempo máximo de 01h15 (H e S), antecedida de um número ilimitado de tiros de ensaio no tempo de 15 min, se orem usados alvos eletrónicos. Se forem usados alvos de papel o tempo de prova é de 01H30, igualmente antecedida de um número ilimitado de tiros de ensaio no tempo de 15 min. O calibre utilizado é o 4,5m/m, sendo de 500 gramas o peso mínimo do gatilho.

 

 

Arma Curta de Produção a 25m – Homens e Senhoras

 

A prova de Tiro com Arma Curta de Produção de Pequeno Calibre a 25m consiste em 30 (trinta) tiros, realizados em 6 (seis) séries de 5 (cinco) tiros por alvo, antecedidas de uma série de ensaio, à distância de 25m. Cada série terá o tempo de execução de cinco minutos. O tempo de preparação é de cinco minutos. São apenas permitidos pistolas e revólveres que obedeçam às seguintes características: a) De calibre até .22, desde que de percussão anelar; b) A resistência do gatilho, medida nos termos do Regulamento de Pistola da ISSF, não poderá ser inferior a 1000 g.

 

 
 

Carabina de produção a 50m

 

As provas de carabina de produção de pequeno calibre a 50m, podem realizar‐ se na posição de pé, de joelhos, ou de deitado. 2. As provas, em qualquer uma das posições, podem realizar‐se em duas vertentes: 30 (trinta) tiros, realizados em 3 séries de 10 tiros por alvo, com tiros de ensaio ilimitados num único alvo de ensaio. A duração da prova é de 45 minutos, incluindo os tiros de ensaio, sendo o tempo de preparação de 5 minutos; 60 (sessenta) tiros, realizados em 4 séries de 15 tiros por alvo, com tiros de ensaio ilimitados num único alvo de ensaio. A duração da prova é de 1h e 15 minutos, incluindo os tiros de ensaio, sendo o tempo de preparação de 5 minutos.

 

 

 

IPSC - INTERNATIONAL PRACTICAL SHOOTING FEDERATION

 

O Tiro IPSC em Portugal (denominado como 'tiro dinâmico') é exclusivamente tutelado pela FPT (Federação Portuguesa de Tiro). A Região IPSC Portugal, só abrange a prática desta modalidade com arma curta (pistola ou revólver), conforme regulamentação vigente e legislação nacional aplicável, em rigorosa harmonia com as Autoridades competentes.

Consultar:

 

 

 

Pistola Sport 9mm e Pistola Sport .45 ACP

 

A competição consta de uma subprova de precisão constituída por 6 séries de 5 tiros em 5 minutos, precedida por uma série de ensaio em 5 minutos, e uma subprova de velocidade constituída por 6 séries de 5 tiros em 20 segundos, igualmente precedida por uma série de ensaio em 20 segundos. 2. Os alvos utilizados são os ISSF de pistola precisão a 50 metros e de pistola velocidade a 25 metros. 3. Antes de cada sub‐prova é concedido o tempo de preparação de 3 minutos.

 

 
 

BENCHREST

 

O Benchrest é uma modalidade de tiro praticada com a carabina assente em dois apoios (frontal e traseiro) sobre uma mesa/bancada, estando o atleta sentado. Existem duas correntes desportivas dentro desta modalidade: por “agrupamento” ou por tiro ao “centro” num alvo com várias circunferências, onde as pontuações aumentam à medida que o tiro se aproxima do centro. Os agrupamentos, são feitos num mesmo alvo em papel com vários tiros tão próximos quanto possível. O “agrupamento” é definido pela medida entre centros dos dois tiros mais espaçados do grupo. O tiro ao “centro” é feito num cartão com vários alvos, onde apenas se dispara uma vez por cada alvo, com o objetivo de obter a pontuação máxima. Esta é a vertente praticada no seio da F.P.T., a diversas distâncias:

  • 25m – Carabina de ar comprimido

  • 50m – Carabina de calibre .22LR

  • 100m, 200m e 300m – Carabina de percussão central

 

 
 
Consultar o website da FEDERAÇÃO PORTUGUESA DE TIRO
 

ISSF

IPSC

MLAIC

WFTF

BENCHREST

TIRO ADA

 

Para informações sobre as modalidades da Federação Portuguesa de Tiro, respetivos regulamentos, licenças federativas, circulares e demais legislação e esclarecimentos, é favor consultar:

 

  © ADCR - Polícia Judiciária - 2018